A KO MÁQUINAS

Iniciando suas operações em 1966, na cidade de Taiuva/SP, nascia a K.O. Máquinas Agrícolas, cujas iniciais foram herdadas do seu fundador Kenso Okomura.

Tradicionalmente voltada à produção de pulverizadores, tornou-se referência na fabricação desse tipo de equipamento, atendendo os principais estados brasileiros e países da América Latina, Ásia e África.

Hoje, instalada em Jaboticabal/SP, região que concentra importante polo industrial para o mercado agro, utiliza modernas técnicas de fabricação e rígido controle de qualidade na produção de seus equipamentos, com o desafio de atender as exigências crescentes de um mercado em expansão, em que a utilização de componentes eletrônicos, a necessidade de ganho de produtividade e a aplicação correta de insumos com o menor impacto ambiental passou a ser uma constante.

Nesse sentido, a K.O., alinhada com suas tradições e as expectativas de seus clientes, tem o compromisso de oferecer ao mercado produtos práticos, resistentes e duráveis que são pilares de sua história de sucesso.

LINHA DO TEMPO

Em 1966, com uma pequena oficina mecânica, nascia na cidade de Taiuva/SP, o que é hoje a K.O. MÁQUINAS AGRÍCOLAS.

As iniciais foram herdadas do seu fundador Sr. KENSO OKOMURA. Naquela ocasião em que se predominava a cultura de tomate rasteiro, o Sr. Kenso percebeu a necessidade dos agricultores regionais de um equipamento para pulverizar culturas baixas, pois esses equipamentos eram vendidos em pequena escala no Brasil e a grande maioria era importada. Foi então que iniciou o processo de industrialização de um modelo de pulverizador de barras, que se tornou um produto em igualdade com outros fabricantes, superando até mesmo os importados. Nessa época já eram produzidos 20 equipamentos por mês.

No inicio dos anos 70, a cultura da laranja avança rápido em parte do estado de São Paulo, abrindo uma nova janela de oportunidades para a KO que necessita ampliar suas instalações e aumentar a produção. Foi então, que com apoio da prefeitura municipal, foi escolhida a cidade de Jaboticabal/SP, que com sua larga tradição em indústrias metalúrgicas e força econômica regional acolhe as instalações da nova fábrica. Já nesta fase a empresa passa a fabricar em média 120 equipamentos por mês, onde boa parte deles voltado à citricultura.

Em meados de 1974 o setor citrícola passa por uma forte queda, afetando significativamente as vendas, obrigando a empresa a buscar sócios para se capitalizar. Com a entrada de novos sócios, a empresa altera o seu objeto social transformando-se em uma S.A e no inicio do ano de 1978 passa a ser adquirida totalmente pelo Sr. SEBASTIAN RUBEN BENTANCOR LUZARDO, que já fazia parte do quadro de acionistas desde 1976.

Com um estilo inovador e arrojado o Sr. Sebastian Ruben, a partir de então, imprime uma novo ritmo para a empresa, tornando a KO conhecida em todo território nacional, o que abriu oportunidades para o mercado externo, passando a partir de 1980 a exportar seus equipamentos para países da América Latina. Com sua morte em 2002, inicia-se um novo ciclo de desenvolvimento para a empresa com o objetivo de preparar a K.O para as novas demandas impostas pelo mercado. Dentre as mudanças mais visíveis inicialmente, foram a troca das cores tradicionais de seus equipamentos, o vermelho e branco, para o prata e amarelo, juntamente com a readequação de sua logomarca. Essas iniciativas procuravam sinalizar ao mercado que a K.O iniciava um importante processo de mudança apoiado em seus pilares que sustentaram a empresa até então: robustez, simplicidade e emprego de novos materiais e novas técnicas de desenvolvimento e produção de equipamentos utilizando modernas ferramentas computacionais de modelagem 3D e simulação de sua operação. Seus projetos contam, ainda, com o conhecimento de um corpo de técnicos especializados, parceria com Universidades e Centros de pesquisa, colocando a K.O em linha com o estado da arte tecnológico.

Em 2002, assume a então atual diretoria, que por sua determinação e empreendedorismo leva á K.O. a um novo modelo de atuação, fundindo definitivamente a marca no mercado nacional e internacional.

Hoje, a K.O Máquinas Agrícolas fabrica uma completa linha de pulverizadores e atomizadores agrícolas com opções de tanques de 160 até 4000 litros, e ainda estacionários, moto bombas para lavadores, modelos especiais para micro tratores, bombas com capacidade de vazão de 45/65/80/100/150/180 e 200 litros/minuto. Produzindo cerca de 2000 equipamentos por ano e exportando para países como Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Colômbia, Venezuela, Peru, Honduras, Quênia, Moçambique, África do Sul, entre outros, a K.O figura entre as principais empresas do setor, pela qualidade de seus produtos e serviços, pelo apoio dado ao agricultor e pela parceria de sucesso com seus canais de distribuição. Com mais de 50 anos firme no propósito de continuar atenta ás necessidades do mercado e da evolução da agricultura, com a preocupação de absorver toda sabedoria do homem do campo, criando e adaptando modelos que ofereçam soluções simples e eficientes e que contribuam para o desenvolvimento de uma agricultura forte e sustentável. “ O futuro se cultiva com experiência e tecnologia.”

ONDE COMPRAR
X