Consumo de café bate recorde no Brasil

DATA 19/02/2013
Consumo de café bate recorde no Brasil

A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) projeta um crescimento entre 2,5% e 3% nas vendas de café no mercado interno em 2013. Com isso, o consumo interno deve se situar em 20,9 milhões de sacas. O aumento deve ser impulsionado pela melhoria do poder de compra especialmente das classes B, C e D, com destaque para o aumento da renda e do consumo no Nordeste e no Centro Oeste.

A Abic estima ainda que ao longo de 2013 haverá aumento contínuo do consumo fora do lar, com um número crescente de cafeterias e restaurantes oferecendo cafés de melhor qualidade. Entre 2004 e 2012, o consumo fora do lar cresceu mais de 350% no Brasil.

Neste segmento destaca-se a tendência de procura por formas de preparação em monodoses, isto é, cafés preparados para uma única xícara, como os espressos, os cafés em sachês, as cápsulas e os serviços de preparação em coadores e filtros, para passar uma única xícara feita na hora de café filtrado. Esta é uma tendência importada dos Estados Unidos, e que se dissemina rapidamente nas casas de café brasileiras.

Consumo per capita

Em 2012 o consumo per capita no Brasil foi de 6,23 quilos de café em grão cru ou 4,98 quilos de café torrado, quase 83 litros para cada brasileiro por ano, em alta de 2% sobre o período anterior. Os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas da bebida durante o dia, adicionando ao café filtrado consumido nos lares, também os cafés espressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

Esse consumo de 4,98 quilos por habitante por ano supera o de 1965, tornando-se o maior consumo já registrado no Brasil, um verdadeiro recorde. Continua sendo também, maior que os da Itália, da França e dos Estados Unidos.

comentários
notícias relacionadas
Aumente a produtividade da sua plantação!
Preencha o formulário e saiba porque as máquinas da KO
são as melhores opções para você!
ONDE COMPRAR
X